Durante o atendimento nutricional é realizada uma anamnese nutricional completa para avaliar os padrões alimentares do paciente: hábitos e preferências alimentares, rotina diária, horários, disponibilidade à alimentação, especificidade de treinamento físico (quando há). Acompanhada de avaliação antropométrica envolvendo dobras cutâneas para estipular o percentual (%) de gordura, perímetros, peso e estatura. Após as informações fornecidas é calculado o plano alimentar personalizado que será entregue posteriormente a consulta e conforme o combinado com o paciente.

Os seguintes se dão através do estipulado conforme a necessidade individual, mas é necessário um primeiro retorno a partir de um mês após a primeira consulta para avaliação da reação fisiológica, onde encontra-se as respostas ao plano alimentar realizado e com isso ocorre as alterações necessárias até atingir o padrão ideal ao corpo. É importante salientar que dar continuidade ao tratamento, é imprescindível o retorno, tendo em visto que o plano é pontual de acordo com o peso corporal e peso magro atual no momento da consulta. Qualquer variação fora do previsto, o plano poderá não ter o mesmo efeito desejado.

OBS:

É importante levar roupa para realização da avaliação antropométrica, sendo, calção ou sunga para os homens e biquíni ou short e top para as mulheres.